terça-feira, 7 de junho de 2016

Você está preparado para deixar de receber seu salário?

Infelizmente nosso país vem sofrendo com uma grande recessão, que impacta diretamente no bolso do povo brasileiro.
Num efeito dominó, as pessoas que antes compravam o que queriam, principalmente porque tinham crédito disponível, se viram sem essa opção de mercado. Isso causou queda vertiginosa nas vendas, diminuindo o faturamento das empresas. A consequência é conhecida: sem venda, os fabricantes param a produção e demitem funcionários. Isso também vai atingir toda a rede de comércio e serviços que estão associados ao processo, gerando ainda mais desemprego.
Com mais pessoas desempregadas, o giro de recursos financeiros cai. Vende-se menos ainda
e essa bola de neve só tende a crescer.
Hoje temos mais de 11 milhões de desempregados e creio que, até o final de 2016 esse número deve aumentar, infelizmente.
Como qualquer coisa na vida, pra construir uma economia sólida levamos anos e anos, mas para destruir isso, não precisa muita coisa: o erro inicial desencaia uma sequência lógica de problemas.
Muitos países da Europa e os Estamos Unidos sofreram com a grande crise de 2008, pouco sentida aqui no Brasil, principalmente para quem atuava apenas no mercado interno, mas, chegou a vez do Brasil voltar a ver esse fantasma de perto.
A diferença maior é que, diferente destes países classificados como de "1º mundo", no Brasil a população não tem nenhuma base financeira educacional. Lá, assim como cá, as pessoas passaram por enormes dificuldades, mas conseguiram se reerguer mais rapidamente, o que não vemos normalmente junto à população brasileira, especialmente quando falamos das classes média e baixa, que na crise,  sem dúvida nenhuma, são os mais afetados.
Por isso questiono as pessoas com duas perguntas que, na maioria das vezes, chocam bastante e as fazem refletir:

1 - "Você está preparado para deixar de receber seu salário, de uma hora para outra"?
2 - "Por quanto tempo você consegue manter seu padrão de vida, ou perto do que você tem hoje, se perder seu emprego"?

Quase que 100% vai dizer que não. E mesmo que alguém fale: "Ah! Mas eu sou empresário, não dependo de um emprego!", poderemos lembrá-lo de que sua empresa é sim seu emprego, já que é dela que se tira o ganha pão e o número de empresas encerradas (juridicamente ou apenas que abaixaram suas portas) é imenso. 
Por isso mesmo, oriento a todos que busquem informações, nem que sejam básicas, sobre educação financeira. E quando falo educação, não se trata daquele "economêz" cheio de planilhas, números, matemática; o negócio é comportamental.
Não fique contando com o "ovo no rabo da galinha". Corra atrás e se prepare, até mesmo para o pior.
Já dizia o ditado: "melhor prevenir do que remediar".
Boa sorte!
Paz, luz, saúde e prosperidade!
Sandro Mattos

https://www.facebook.com/Sandro-Mattos-Educador-Financeiro-Bi%C3%B3logo-Escritor-e-Umbandista-413443295530149/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.