quinta-feira, 16 de junho de 2016

Estamos no mesmo barco

Estamos no mesmo barco
Por Sandro Mattos


















Estamos todos num barco seguindo, já há algum tempo, na direção de um local maravilhoso.

Passamos até por algumas chuvas ou pequenas tempestades, mas conseguimos manter esse barco firme na sua direção. Ele é resistente e sua tripulação não desiste assim tão fácil. Com grande habilidade, apesar dos pesares, sempre volta a viajar em águas tranquilas em busca das suas conquistas.

Mas a vida não tem só o sol forte e um horizonte lindo às nossas vistas. Às vezes, ela nos põe à prova, nos colocando diante de densas neblinas, ou até mesmo nos fazendo passar sob uma chuva muito forte, com tempestade de ventos.

E aí, o barco vai enchendo d’água, ficando pesado e, aos poucos, diminuindo sua marcha. Se nada for feito, corre até o risco de afundar. Porém, não podemos esquecer que esse barco é muito forte e sua tripulação sabe que tem algo de positivo nisso: ela ainda está dentro do barco.

É isso mesmo! Ainda podemos tomar atitudes que com certeza impedirão de morrermos afogados. A primeira atitude a ser tomada é se livrar de coisas que estão no barco e que não teriam serventia neste momento. Isso vai deixá-lo um pouco mais leve.

Mas, eventualmente, isso ainda pode ser pouco. Cheio d’água e com a tempestade caindo, ele continuará afundando, se nada for feito. O que temos que fazer então? Jogar essa água fora. Pode demorar um pouco, mas é possível e, quanto mais pessoas estiverem integradas e unidas neste trabalho, mais rápido sairemos dessa situação. Cada um tem que pegar seu balde e começar o trabalho. Não podemos deixar para depois, agora é o momento.

Além disso, temos que seguir remando para o barco não ficar parado. Remar juntos, sempre no mesmo sentido, para não ficarmos rodando no mesmo lugar.

Se conseguirmos isso, trabalhando unidos com afinco, não precisaremos aguardar que essa tempestade pare por si só, sairemos e atingiremos lugares onde o sol despontará brilhante sobre nossas cabeças.

É uma luta diária, praticamente uma luta pela sobrevivência, mas que, como num clássico da literatura ou um grande filme de Hollywood, tem sim um final feliz. E você? Também está neste barco? Então vamos arregaçar as mangas e agir, porque eu quero – e você com certeza também quer – chegar lá, onde o sol brilha.

Lembre-se que Deus nos deu uma capacidade incrível e Ele sempre abençoa quem acredita que é possível, afinal, acreditar é, acima de tudo, um ato de fé!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.