terça-feira, 14 de maio de 2019

Problemas financeiros podem causar até depressão


Uma dívida aqui, outra ali e você já está dormindo mal, sem apetite ou ânimo? Fique atenta: o seu emocional pode estar abalado

Por Cíntia Marcucc








Todo mundo sabe que quando o dinheiro começa a ficar curto, logo vêm os problemas. É estressante tentar encaixar tudo no orçamento! Quando isso não é possível, e as contas começam a atrasar, é muito comum que a dívida inicial vire uma bola de neve: cheque especial, empréstimos no banco, pagamento do mínimo do cartão… A preocupação vira uma constante e passa até a prejudicar a saúde! Dores de cabeça, de estômago, ansiedade, medo e até casos de depressão estão sendo ligados ao superendividamento, sabia? E uma pesquisa do Serasa Experian mostra que 54 milhões de brasileiros começaram 2015 inadimplentes, o que representa aproximadamente 40% da população adulta. Ou seja: não precisa se desesperar, você não é a única!

Resolvendo o X da questão

Mas afinal o que é melhor resolver primeiro, as dívidas ou a depressão? Segundo Patrícia de Rezende, psicóloga e especialista em orientação do comportamento financeiro, uma coisa independe da outra, mas ao cuidar de uma fica mais fácil colocar a outra nos trilhos também. “Quando uma pessoa está deprimida, pode ficar tomada por pensamentos negativos, distorcer a realidade e não enxergar solução para nada”, diz. Quando a depressão é tratada, a tendência é de que a pessoa consiga analisar melhor a situação e enxergar saídas para sanar as dívidas. Do outro lado, conseguindo pagar as contas, a pessoa se sente aliviada e os sintomas da depressão podem diminuir.

Pensamento positivo!

As coisas ficam mais complicadas quando a pessoa começa a entrar em uma sequência de pensamentos que não resultam em atitudes. Deve-se prestar atenção quando alguém começa a repetir os seguintes pensamentos e falas: “Não vejo saída”, “Não tem jeito”, “Já tentei de tudo”, “Nada do que eu faço dá certo” e “Eu não vou conseguir”. Caso você note que se sente assim ou que alguém próximo age dessa forma, é uma boa hora para procurar ajuda. “O primeiro passo é a terapia com psicólogos. Se for necessário, serão indicados medicamentos”, explica Patrícia. A especialista ainda alerta que não é preciso ter vergonha, nem de ter depressão, nem de ter dívidas. Segundo ela, o que a pessoa não pode de jeito nenhum é deixar que isso domine tudo. Buscar ajuda, seja em conselhos para acalmar a cabeça, seja para conseguir renegociar os débitos e organizar as finanças, é sempre a melhor atitude!

Ele não é o único culpado

De acordo com a especialista, é preciso ir com calma antes de culpar o dinheiro por tudo. “Muitas pessoas têm predisposição para depressão, e o problema pode ou não se manifestar em uma situação de estresse, como quando se tem dívidas, por exemplo”. Além disso, não é qualquer tristeza que pode ser classificada como depressão. É bom estar atenta a isso! É normal ficar um dia ou dois mais pra baixo, chorar e ficar preocupada quando falta dinheiro. E é fundamental tentar entender o que está acontecendo nas suas finanças ou nas da sua família, compreender o que levou a essa situação, pensar em como resolver e tomar atitudes para tentar solucionar o problema.



3 comentários:

  1. Estamos em serviços de empréstimo, tipo de empréstimo e requisitos serão categorizados de acordo com sua fonte de renda. Se você está envolvido em negócios, você pode solicitar um empréstimo comercial, se empregado você pode aplicar para empréstimo salarial, e mais tipo de empréstimo para atendê-lo com ... Você pode preencher o nosso formulário de pedido on-line de empréstimo por e-mail, Atlasloan83@gmail . com para uma avaliação livre de problemas do empréstimo com o qual você está categorizado. Para mais detalhes, sinta-se à vontade para enviar uma mensagem ou entrar em contato no celular # WhatsApp: +1 (443) -345-9339

    ResponderExcluir
  2. MUDANDO NOTÍCIAS DA VIDA !!!!
    Esta é uma transformação da vida! Meu nome é Sra. Angel, sou do Brasil. Devido a uma análise financeira específica, o contrato que eu estava tratando no mês passado não foi como o planejado. Então, decidi obter um empréstimo, mas nunca foi aprovado por causa da minha pontuação de crédito ruim. Alguns dias atrás, uma senhora da minha organização veio me falar sobre a EMPRESA COOPERATIVA DE EMPRÉSTIMOS DA DIVINE MOON on-line, com uma baixa taxa de juros de 2% e um cronograma de pagamento melhor. E ela me disse que havia sido enganada algumas vezes até ser encaminhada à EMPRESA COOPERATIVA DE EMPRÉSTIMOS DA DIVINE MOON. Então eu entrei em contato com eles em divinemooncooperativeloan@gmail.com e eles me deram o empréstimo, estou muito feliz.

    ResponderExcluir
  3. Atenção:
    Você está procurando uma EMPRESA DE EMPRÉSTIMO FINANCEIRO REAL para conceder empréstimos entre 5.000 e 50.000.000 euros (para empréstimos a empresas ou empresas, empréstimos pessoais, empréstimos à habitação, empréstimos para automóveis, empréstimos para consolidação de dívidas, capital de risco, empréstimos para saúde, etc.)
    Ou você foi negado um empréstimo de um banco ou instituição financeira por um motivo ou outro?
    Inscreva-se agora e obtenha um empréstimo financeiro real processado e aprovado dentro de 3 dias.
    EMPRESA DE EMPRÉSTIMO COOPERATIVO DE LUA DIVINA, somos um "Emprestador de empréstimos credenciado internacionalmente" que concede EMPRÉSTIMOS FINANCEIROS REAIS a indivíduos e empresas com uma baixa taxa de juros de 2% com sua carteira de identidade válida ou passaporte internacional do país para verificação.
    Nosso reembolso do empréstimo começa 1 (um) ano após o recebimento do empréstimo, e a duração do reembolso varia de 3 a 35 anos.

    PARA RESPOSTA IMEDIATA E PROCESSAMENTO DO SEU PEDIDO DE EMPRÉSTIMO DENTRO DE 2 DIAS ÚTEIS,
    Entre em contato diretamente através deste e-mail: divinemooncooperativeloan@gmail.com


    Entre em contato conosco com as seguintes informações:

    Nome completo:____________________________
    Valor necessário como empréstimo: ________________
    Duração do empréstimo: _________________________
    Objetivo do empréstimo: ______________________
    Data de nascimento:___________________________
    Gênero:_______________________________
    Estado civil:__________________________
    Endereço de contato:_______________________
    Código postal da cidade:__________________________
    País:_______________________________
    Ocupação:____________________________
    Celular:__________________________

    Envie sua solicitação de resposta imediata para: divinemooncooperativeloan@gmail.com

    Obrigado.
    LUA DIVINA
    Diretor.
    EMPRESA DE EMPRÉSTIMO COOPERATIVO DE LUA DIVINA
    E-mail: divinemooncooperativeloan@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.