quarta-feira, 8 de maio de 2019

Formas de empreender


Resultado de imagem para empreender
Empreender vai muito além de ter ou não um negócio próprio. Podemos empreender em vários campos da nossa vida, entre os quais destacamos:




1 – Empreender a família

Devemos aplicar educação financeira na família, e para isso, cada um dos membros da mesma precisa ser introduzido neste contexto. Para as crianças é importante inserir a mesada, podendo utilizar algumas ou todas as formas de aplicá-la: mesada voluntária, de terceiros, de troca, financeira, econômica, social, empreendedora e ecológica. Também não podemos deixar de alertar sobre os erros capitais: desequilíbrio , violação, ruptura, permissão, desmedida, remuneração e sonegação.

2 – Empreender a saúde

Devemos mostrar às pessoas a importância de se cuidar do corpo físico e da mente. Uma vida saudável, com atividades físicas, boa alimentação, etc vai gerar menos despesas no futuro com médicos e tratamentos, além de permitir uma sensação muito melhor no dia-a-dia.  Mostre possibilidades baratas e até gratuitas.

3 – Empreender o “olhar sobre o mundo”

Vivenciar o “EU” é importante. Muitas vezes buscamos as respostas no outro, sendo que cada um de nós é um “universo próprio”.  Busque apenas mentalizações positivas.

4 – Empreender o tempo

O tempo não é renovável, por isso, uma vez perdido, não se recupera mais, porém, precisamos ter foco, ser dinâmico, sem pensar que o mais importante é a velocidade. Mais vale buscar um caminho seguro, mesmo que este demore um pouco mais, do que pegar “atalhos” que nos coloque em problemas posteriores. Valorize o que merece ser valorizado. Não perca tempo com temas que não valem à pena. Lembre sempre que a vida é um ciclo, e que, muitas vezes, o que não foi feito agora ou o que foi feito de forma errada, vai influenciar no resultado. Porém, não viva exclusivamente para o dinheiro. Viva a vida e se relacione com a família, amigos, vizinhos, pois a presença é importante para uma vida “vivida”.

5 – Empreender o conhecimento e a educação

Não confundir conhecimento com educação é primordial. O conhecimento é teórico, as ser educado é praticar o que é necessário, é ter um método, é saber o que é correto e realmente aplicá-lo. Saber usar esses dois planos de forma consciente e equilibrada é importante e dá enormes resultados.

6 – Empreender a política

Política é a arte de se relacionar, por isso vai além de questões governamentais. Temos que ser políticos na nossa vida diária com a família, no emprego, nas questões sociais, na religião, na escola, etc. Temos que buscar essa habilidade para conseguirmos os resultados esperados. Muitas vezes vale mais o “jogo de cintura” do que levar tudo “à ferro e fogo”.


7 – Empreender do negócio

Busque trabalhar não apenas pelo dinheiro, mas, e principalmente, pelo prazer de trabalhar, ou seja, devemos gostar ou até amar aquilo que fazemos. Quando a pessoa atua em algo que não gosta, dificilmente se adapta e cedo ou tarde aparecerão desequilíbrios nos resultados, entre eles, o financeiro.


Em resumo, seguindo o conceito de que empreender é ter resultados saudáveis em primeiro lugar, deixamos claro a importância de se ampliar a visão do empreendedor no negócio profissional e no negócio família, valorizando tempo, educação e saúde, pois isso garante a sustentabilidade financeira de forma política e global.

Sandro Mattos - Educador e Terapeuta Financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.