segunda-feira, 11 de junho de 2018

Problemas causados pela falta de Educação Financeira


Resultado de imagem para dividasInfelizmente muitas pessoas e até famílias inteiras sofrem pela falta de educação financeira. 

Temos até aqueles que fazem seus controles em planilhas, aplicativos, o que até pode ser considerado como algo positivo, porém, o que a maioria das pessoas são sabem é que, ter controle é bom, desde que essa ação seja refletida no seu comportamento no dia-a-dia e na sua utilização para a realização de seus sonhos e objetivos no futuro.
É exatamente essa a diferença entre finanças pessoais e educação financeira. Uma ensina a fazer o controle de números, que por si só não mudam a situação, já que esta deve ser comportamental. E é exatamente aí que entra a educação financeira.
O número de problemas que afetam a população pela falta de educação financeira é muito grande, mas destacaremos aqui os principais.
Se o dinheiro é o meio utilizado para a realização dos nossos sonhos, quando os realizamos sem um controle orçamentário, é fato que cedo ou tarde teremos o maior dos problemas: a inadimplência, que é a incapacidade de pagar as dívidas nas datas pré-determinadas. O problema não está no fato de se ter ou não dívidas, pois estas, todo mundo tem. Todo mundo come, bebe, consome água, energia elétrica, roupas, etc. Como citamos anteriormente, dívidas todo mundo tem, o que não pode acontecer é o descontrole das mesmas, de forma que as receitas não sejam num montante capaz de supri-las.
A inadimplência gera enormes transtornos, não só na vida pessoal, como com a falta de crédito, mas também afeta outros segmentos, como a família, o trabalho e até a saúde. São, na verdade, problemas que não se separam, pois um estará ligado ao outro, todos motivados pela mesma causa: o descuido com o dinheiro.
Quando uma pessoa tem problemas financeiros, principalmente se esta é a responsável pela manutenção da casa, é fato que, na maioria das vezes encontrará problemas de relacionamento. No Brasil, a falta de dinheiro é a segunda maior causa de separações de casais. Se não bastasse isso, os filhos terão os pais como espelhos e na maioria das vezes, filhos de pais desiquilibrados financeiramente, também serão adultos sem controle.
Na saúde, as dificuldades geram problemas psicossomáticos, como estresse, depressão, desânimo e baixa auto estima. E quanto mais o doente se afunda nesse sentimento de negatividade, mais difícil ficará para ele aceitar que seu comportamento é o responsável pela atual situação.
Já no âmbito profissional, os maiores impactos estão no presenteísmo (a pessoa está no trabalho, mas sua mente está em outro lugar, vagando nos problemas), o absenteísmo (a falta constante no trabalho), baixa produtividade, turnover (troca constante de colaboradores, ou no caso da pessoa em si, ela não se mantêm muito tempo em um emprego) e por fim, as demissões.
Além destas e outras dificuldades cotidianas, o analfabetismo financeiro ainda é responsável, em grande parte, pela dificuldade que muitos idosos possuem. Principalmente no Brasil e em países que não possuem uma visão mais ampla a respeito da vida, o que se vê é que, a maioria esmagadora dos aposentados não consegue se independente financeiramente falando. Na verdade, apenas 1% deles chegará a isso. Os outros 99% serão divididos entre: 25% que são obrigados a trabalhar, 28% que dependem de ajuda de terceiros ou projetos caritativos e finalmente, os outros 46% que dependerão de ajuda de parentes.
Poderíamos enumerar diversos motivos que nos indicam que a educação financeira é importante para termos uma sociedade mais feliz, equilibrada e próspera, porém, apenas simplificando o conceito, podemos citar que a educação financeira é sem dúvida o caminho mais seguro para a realização dos nossos sonhos.

Artigo de Sandro da Costa Mattos - Educador e Terapeuta Financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.