quinta-feira, 21 de março de 2019

Seu salário dura o mês todo?

Resultado de imagem para dinheiro calendárioInfelizmente, para grande parte da população brasileira, o provento mensal não dura os 30 dias do mês. Poderíamos falar que a culpa é dos baixos salários, da inflação, da crise, enfim, todos sabemos que os problemas do nosso país são enormes, porém, jogar toda a responsabilidade pelos nossos problemas nos outros é uma ação no mínimo cômoda.
Na verdade, o principal motivo é a falta de educação financeira nas pessoas que nascem, crescem e continuam depois como adultos que não se preocupam em visualizar seus sonhos e buscá-los de forma consciente, planejando como isso será realizado. 
Um dos grandes vilões dessa situação é o impulso. Muitos compram o que não precisavam ou até mesmo o que não queriam, apenas porque achavam que estavam tendo alguma vantagem na situação. Mas, comprar algo quem não quer (ou até mesmo o que quer), sem ter dinheiro pra isso, gerará consequências negativas, isso é fato. O ditado diz que "quem semeia vento, colhe tempestade" e ela vem, muitas vezes, como um furação na sua vida.
Por isso, procure planejar e ter equilíbrio nas suas decisões de compra. 
Agora, se o rombo já existe e você está passando por dificuldades, precisa urgentemente buscar alternativas. A primeira seria parar de comprar o que não é extremamente necessário. Outra é fazer um diagnóstico e diminuir ainda mais seus gastos mensais, renegociando o que pode ser mudado como planos de TV, celular, revistas, etc, nem que pra isso seja necessário um corte temporário até ajustar as contas. E finalmente, é importantíssimo buscar por uma segunda fonte de renda, aumentando seu crédito mensal. Existe um número grande e cada vez maior de oportunidades, que vão desde trabalhos caseiros a serviços prestados nas mais diversas esferas do empreendedorismo.
A ação dupla de aumentar renda e diminuir despesas vai contribuir para que essa situação de inadimplência seja revertida num menor espaço de tempo.
Mais do que apenas trabalhar com números, educação financeira está associada ao comportamento, à mudança de atitudes, a "virar a chave" e criar dentro de cada um, um novo conceito de que podemos buscar a felicidade através da realização de sonhos, sem que eles se tornem pesadelos no futuro.
Agora é com você! 
Paz, luz, saúde e prosperidade!
Sandro Mattos - Educador Financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.