segunda-feira, 16 de julho de 2018

Educação Financeira x Comportamento do Consumidor no Mercado de Bens e Serviços


Resultado de imagem para educação financeira serviçosNos últimos anos temos notado um crescimento no interesse da população a assuntos que se referem à educação financeira, psicologia financeira e tudo que envolve o comportamento pessoal e a relação com o dinheiro.
O perfil daqueles que possuem dificuldades financeiras vai desde aquele que ganha um baixo salário, ao que não tem controle sobre o consumo, gastando muito mais do que seu orçamento mensal permitiria e em conseqüência, pagando muitos juros ou ficando inadimplente sem condições de liquidar essa dívida em curto espaço de tempo.
Durante minha pós-graduação em Terapia Financeira eu assisti um trabalho apresentado que se baseou em pesquisas realizadas com clientes de uma empresa de crédito financeiro e ficou claro que, a desorganização e muitas vezes o conhecimento apenas básico sobre finanças eram presentes numa taxa considerável dos entrevistados.  
Agora, colocando aqui a minha observação, trago uma questão: se eles tinham conhecimento, mesmo que básico, porque erravam, porque ainda assim, tiveram problemas financeiros? Simples, porque a educação financeira não é o mesmo que finanças pessoais. Está mais ligada ao comportamento do que aos números. Ser uma pessoa educada vai além de guardar dinheiro ou de não gastá-lo. 
É algo que precisa ser alimentado todo dia, já que costumes podem levar as pessoas à enormes dificuldades ou ao melhor dos resultados, especialmente na realização de sonhos, não de forma indevida, mas sim, com total controle do que e de quando esses poderão ser atingidos.

Por Sandro da Costa Mattos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.