terça-feira, 12 de junho de 2018

A importância do seguro no planejamento financeiro familiar e os tipos de seguros específicos para as pessoas.


Imagem relacionada

O planejamento financeiro pessoal ou familiar é muito importante. Quando tomamos os devidos cuidados, tendemos a ter uma vida financeira muito mais tranqüila, porém, infelizmente no Brasil poucas pessoas de preocupam com isso como deveriam. E entre as que buscam esse controle, a maioria se preocupa em gastar menos do que ganha, montar um orçamento, poupar, investir e com isso acumular dinheiro para a realização dos seus sonhos, muitos deles materiais, como: comprar um carro, uma casa, um sítio, viajar, e claro, ter uma aposentadoria confortável. Realmente tudo isso faz parte da base da educação financeira, mas não é só isso.  
Para a atingirmos nossos objetivos, precisamos de um orçamento onde as despesas caibam no valor real disponível mensalmente, certo? Porém, o que acontece quando somos surpreendidos com problemas que geram custos que não estavam na nossa projeção? Certamente isso vai influenciar em todo o resultado. Ou o orçamento estoura gerando dívidas e inadimplência ou será preciso ficar reorganizando tudo novamente. Agora imagine uma situação ainda pior: se o problema for justamente naquilo que você conquistou depois de muito tempo de planejamento? Por exemplo: você consegue comprar um veículo novo, tudo certo dentro do seu orçamento, independente dele ter sido adquirido a vista (o que seria melhor) ou à prazo. Mas aí este bem é roubado. É um problema enorme, pois, será necessário começar tudo de novo. E se pra comprar um carro já seria complicado, imagina pra quem perde a casa num incêncio?
Mesmo que você tenha algum dinheiro guardado, este não estava destinado pra isso. De qualquer forma, sua vida sofrerá um impacto negativo da perda de alguma coisa ou da prorrogação de outro sonho que poderia ser realizado em menos tempo.
É pensando nisso que, para se ter um planejamento financeiro mais saudável, é importante inserir no mesmo os seguros.  Se comparado aos benefícios que eles nos trazem, o prêmio pago sempre acaba valendo à pena.
Se levarmos em conta que a maioria das seguradoras hoje incorpora aos seguros os serviços de assistência (que às vezes nem estão relacionadas ao bem segurado), isso passa a vale ainda mais, pois, o que poderia gerar outras despesas agora passará a ser feito pela seguradora sem custo. Por exemplo: a pessoa faz o seguro do veículo, mas no pacote, acaba recebendo de “brinde” a assistência 24 para sua residência, com serviços como chaveiro, manutenção de equipamentos da linha branca e marrom, etc.
Uma vez demonstrada a importância deste tipo de contrato, destacamos os quatro principais, pelo menos no que diz respeito a defesa do patrimônio do indivíduo e da família:

Seguro de vida: este é essencial, pois protege a família de um infortúnio que é certo: a morte. Mas além da indenização pelo falecimento do contratante. Porém, além desta indenização, o segurado pode ter a cobertura ainda em vida, como por invalidez, temporária ou permanente, que prejudica a capacidade do segurado de gerar renda, e das coberturas em caso de descoberta de doenças graves ou terminais, ou seja, o seguro de vida não assegura apenas o bem-estar da família do segurado na sua falta, mas também o próprio segurado caso ele tenha perda ou redução de renda por motivos de saúde.

Seguro de veículos: É sem duvida, um dos mais acionados, principalmente nas grandes cidades. Por ser um dos maiores patrimônios das famílias, os carros devem estar protegidos por seguros adequados. Além de cobrir o próprio bem num possível roubo ou furto, é importante que cubra acidentes (inclusive com terceiros), evitando assim infortúnios financeiros.

Seguro residencial: É fundamental ter uma apólice que proteja sua casa pelo menos contra acidentes, como incêndio e outros danos causados por fogo. Além do prédio, podemos segurar os bens que nele estão instalados, seja esse imóvel próprio ou alugado.

Seguro viagem: O seguro viagem é outro produto de excelente custo-benefício que não vale a pena dispensar, principalmente em caso de viagens ao exterior. Além das coberturas por morte e invalidez na viagem, este seguro também evita que o segurado gaste verdadeiras fortunas em consultas médicas e até odontológicas durante a viagem.

Em resumo, podemos falar que todos os tipos de seguros são válidos, porém, cabe a cada um verificar aquilo que mais lhes convém. Hoje existe seguro pra tudo: equipamentos, celulares, móveis e até mesmo partes do seu corpo (isso mesmo, já teve jogador de futebol protegendo suas pernas em valores milionários).
Faça o planejamento financeiro, mas sempre se preocupe em deixar uma parcela mensal que defenda seu patrimônio contra os problemas que estão fora do seu controle.

Por Sandro Mattos - Educador Financeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.