quinta-feira, 5 de abril de 2018

Tem coisas que não usa? DESAPEGA!

Um dos maiores vilões para esse índice alarmante de 61 milhões de brasileiros inadimplentes é o consumo inconsciente. Pior do que isso é ver, depois de alguns dias, meses ou anos, que aquilo que um dia você comprou, hoje não faz nenhum sentido na sua vida, ou seja, você não usa mais (se é que usou, pois a maioria das pessoas compram coisas que nunca irão usar).

Imagem relacionada
Mas não adianta chorar pelo leite derramado, então, ao invés de ficar se lastimando, arregace as mangas e vamos por as mãos-à-obra. 

Poderíamos apresentar várias maneiras de conseguir dinheiro e assim, ajudá-lo(a) a resolver ou diminuir seu problema, mas neste artigo destacarei apenas uma das orientações que passo àqueles que me procuram: porque não vender aquilo que não usa mais, ou ainda, que nunca foram usados? 

Com certeza você tem objetos, aparelhos eletrônicos, ferramentas, roupas, calçados, brinquedos e muitas outras coisas que ganhou ou até mesmo que comprou e que, com certeza, está só ocupando espaço na sua casa. 

Ora... Faça dinheiro com isso. 
Parado ele não vale nada, então, mesmo que receba um valor abaixo do mercado, é melhor do que não ter esse dinheiro em mãos, não é mesmo?

Mesmo que a inadimplência não seja seu problema, pare um minuto e reflita se esta prática não o(a) ajudará a realizar seus sonhos atuais mais rapidamente. Pode ser um caminho, certo? 

Claro que respeitamos tudo aquilo que tenha valor afetivo. Não venda nada que vai te fazer sofrer depois, mas, se você já está se sintonizando na "vibe" de desapego total, esse é o momento.

Não quer vender? Doe! Existe um imenso número de instituições filantrópicas que recebem doações de móveis, livros, roupas e toda e qualquer forma de "cacarecos" ou utensílios usados em bom estado, que poderão depois ser vendidos em seus bazares, ou até mesmo, utilizados no seu dia-a-dia.  

Outra sugestão é para quem precisando de algo e não tem o dinheiro pra comprar é possibilidade da troca. Pode ser que você esteja interessado em algo e outra pessoa que tem isso pra passar adiante precise exatamente daquilo que não te interessa mais.

Essa cultura da venda e troca de usados é muito comum em países desenvolvidos. Nos Estados Unidos as famílias chegam a fazer verdadeiros bazares nos quintais das casas para que a vizinhança venha comprar ou trocar aquilo que não é mais utilizado por eles.

E essa prática ajuda o bolso de quem vende, o bolso de quem compra, ajuda a natureza (aquele aparelho usado não vira lixo), e todo mundo fica feliz.

Agora é com você. Não espere mais.
Dê uma olhada no seu guarda roupa, no porão, sótão ou "quarto de bagunça" e faça a energia circular.

Boa sorte!

Sandro Mattos
Educador e Terapeuta Financeiro 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.