quarta-feira, 12 de abril de 2017

Saiba gastar na Páscoa!

Resultado de imagem para ovos de páscoa

A Páscoa é um momento de reflexão para as famílias jucaidas e cristãs.

O costume de presentear com ovos é antigo e vem dos povos que viviam no Mediterrâneo. N a época era ovos de aves, pintados a mão, com símbolos e cores representativas.
Reis e  pessoas da alta corte trocavam ovos de ouro com pedras preciosas.

Porém, em meados do século XVIII os franceses passaram a dar ovos de chocolate e o que antes era um simbolo, passou a ser um presente que pra ser consumido e esse costume se mantêm nos dias atuais.

A tradição se espalhou e hoje o comércio fatura muito dinheiro com a venda de ovos de Páscoa. São vários sabores e tamanhos, com ou sem brindes, que deixam, crianças e adultos com água na boca.

Porém, não podemos nos deixar levar pelo marketing e sair comprando sem analisar o que estam os fazendo.

Por isso, colocarei aqui algumas dicas para evitar que, em um período considerado sagrado, você caia em "desgraça financeira".

1 - Antes de sair comprando, compare os preços. Note que o preço de uma barra pra um ovo confeccionado pode chegar a 400%. E sempre pesquise na internet antes de ir às compras.

2 - Olhe seu orçamento e determine o valor máximo que pode ser gasto. Não ultrapasse esse valor. Seja firme.

3 - Hoje em dia não dá pra comprar ovos de Páscoa pra todo mundo. Dê prioridade para as crianças, que são as mais ansiosas pelo presentes desta data.

4 - Negocie preço. Peça desconto. Não tenha vergonha de dar aquela famosa "choradinha". Os vendedores sempre possuem uma "gordura pra queimar" na hora da venda.

5 - Substitua ovos de marca por ovos caseiros. A qualidade na maioria das vezes é muito boa (ou até melhor), os preços são menores e você ainda ajuda pessoas empreendedoras que acreditam nos seus sonhos.

6 - Para adultos, se quiser, substitua ovos por  bombons.

7 - Faça ovos de Páscoa em casa com a família toda reunida participando. Além de economizar, vocês terão momentos de alegria e descontração que ficarão marcados na memória de todos.

8 - Já ouviu falar em "Amigo Chocolate". É semelhante ao amigo secreto ou amigo oculto que acontece no final do ano. Ao invés de gastar comprando vários ovos, cada pessoa compra apenas aquele que vai ser entregue para seu "amigo chocolate". Todo mundo ganha sem gastar muito.

9 - Se for possível negociar com a família, a melhor opção é comprar os ovos depois da Páscoa. Os preços despencam, pode acreditar,

10 - Tenha o mesmo cuidado com o almoço. Não fuja do seu orçamento.

Lembre que a Páscoa é um período que devemos cultivas o amor e a união da família. Isso não há dinheiro que pague.

Boa Páscoa!

Sandro Mattos
Educador Financeiro


2 comentários:

Deixe aqui seu comentário.