quarta-feira, 22 de março de 2017

5 dicas pra quem quer poupar e não sabe por onde começar



















Comece a poupar hoje e tenha um futuro mais próspero:

Todo mundo tem sonhos na vida, mas é comum encontrarmos pessoas que não os realizam alegando que não sobra dinheiro no final do mês para criar uma poupança e assim, juntar dinheiro suficiente para realiza-los.

Porém, muitas dessas pessoas que reclamam que o seu rendimento mensal não é suficiente para cobrir todas as suas despesas, não fazem o menor esforço para equilibrar esses números.
Antes de tudo temos que lembrar que o ideal nem é o equilíbrio, mas sim, que todos possam guardar uma fatia desse rendimento mensalmente, de preferência em um ou mais tipos de investimentos que estejam de acordo com suas necessidades futuras.

Mas voltando ao ato de poupar, isso pode ser feito por qualquer pessoa, independente do seu padrão financeiro. E pra isso, duas ações são essenciais: força de vontade e disciplina.

Pensando nisso, para dar o primeiro empurrão nesta sua nova jornada, agora como alguém que acredita que pode mudar essa situação e construir um final melhor, com a realização dos seus objetivos, citarei aqui uma relação com cinco dicas de como poupar, ou seja, de como fazer sobrar mais dinheiro no final do mês:

1 – Faça um diagnóstico preciso das suas despesas. Anote por pelo menos um mês tudo que gasta, das despesas mais altas como cartão de crédito, escola, plano de saúde, ao cafezinho na esquina ou à gorjeta dada no semáforo. Anote por tipo de despesa e no final do período você vai ter um cenário real que mostra pra onde seu dinheiro está indo embora e o que pode ser cortado ou pelo menos reduzido. Você vai ver que algumas contas podem ser diminuídas com controle do consumo, como energia elétrica, água e esgoto, alimentos, etc.

2 – Converse com seu gerente no banco e peça redução ou até mesmo isenção da tarifa mensal da conta. Procure saber a respeito de uma modalidade chamada “conta digital”, que não cobra tarifa. Existe também uma modalidade de cesta de pacotes isenta, muito boa pra quem não tem interesse em usar talões de cheque (hoje cada vez mais raros). E se tem dívidas com cheque especial ou cartão de crédito, troque estas dívidas por um crédito consignado, que tem taxas muito menores.

3 – No supermercado, só compre o que estiver na sua lista de reais necessidades e nunca vá fazer compra com fome, pois isso vai fazer com que pegue além daquilo que estava programado.

4 – Negocie com operadoras de telefone, TV e internet. O mercado está aberto e eles não têm nenhum interesse em perder um cliente, principalmente se é um bom pagador. Pode acreditar que a margem de desconto pode ser bem significativa.

5 – Antes de sair comprando qualquer coisa, veja se é realmente necessário, se precisa pra agora ou se está sendo levado pela onda do consumismo desenfreado que cria até algumas “promoções” que induzem a pessoa a comprar algo, pra, logo em seguida, se arrepender do que fez, já que o bem adquirido não estava dentro do seu orçamento.

Bom, existem várias maneiras de poupar, e aqui citei algumas delas.
Espero que as dicas sejam úteis.

Até mais, amigos poupadores!

Boa sorte!
Paz, luz, saúde e prosperidade!

Sandro Mattos – Educador Financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.