sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Brasil ainda engatinha na educação financeira. Quando vamos mudar isso?


Todo mundo diz que o Brasil é o país do futuro. Porém, na última pesquisa realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil apareceu em 27º lugar, num ranking de 30 países consultados sobre o tema: Educação Financeira.

Entre tantas outras coisas erradas que vemos e convivemos no nosso dia-a-dia, para transformarmos essa triste realidade que afunda nosso povo cada vez mais nas lamas da pobreza, temos que começar a mudar isso urgente, senão, nada vai adiantar. Infelizmente nossa cultura foi construída sem nenhuma preocupação com a educação financeira das pessoas. E isso vem desde os tempos de Cabral, afinal, pra que ensinar um povo cuja intenção era que fosse uma eterna colônia extrativista?

Tá na hora do povo começar a se mexer e não aceitar apenas o famoso crédito, que nem esmola é, pois não podemos esquecer que esta prática nada mais é do que trabalhar com dinheiro de terceiros (bancos) e ninguém (principalmente os bancos) dá crédito de graça. Isso tem um alto custo, os juros altos que depois temos que engolir goela abaixo.

Nesta semana o Banco Central surpreendeu com a baixa da taxa de juros - Selic, que é a base usada para as taxas aplicadas pelos bancos e operadoras de crédito. Isso ajuda, claro, sempre é bom pagar menos juros, mas, vamos ser realistas, o ideal mesmo b uscarmos não pagar nada de juros. Isso é possível? Sim, desde que se faça a lição de casa. Isso implica acima de tudo em mudança de comportamento, corte de despesas, principalmente os exageros e controle total das finanças pessoais e empresariais.

Quando ficamos esperando que o Governo faça algo pra nos beneficiar, corremos o risco de ficar apenas na ilusão. Pode até surgir uma alguma coisinha aqui e outra alí, mas, se as pessoas não assumirem a responsabilidade de querer mudar, de querer crescer e prosperar, nada vai adiantar. É uma questão de consciência, escolha e de determinação.

Vamos acordar meu povo.

Boa sorte!

Paz, luz, saúde e prosperidade!

Sandro Mattos - Educador Financeiro


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.