quinta-feira, 26 de julho de 2018

Perfis psicológicos financeiros


Imagem relacionada










Além dos perfis ligados à situação econômico-financeira (inadimplente, equilibrado e investidor), é sabido que as pessoas também possuem perfis psicológicos ligados ao seu modo de conduzir as finanças na sua vida. São eles:
- Poupador
- Gastador
- Doador
- Planejador

No poupador, nota-se a preocupação em demasia com o futuro. É aquele tipo que não gasta com nada, não vive o presente. Embora seja um perfil que normalmente não sofre com problemas financeiros, ele também deixa de usufruir e até de potencializar o dinheiro, pois é temeroso ao extremo.
O gastador já tem um perfil oposto ao poupador. Pensa apenas em curtir o presente, não se preocupando com o futuro. Quer viver o hoje e, por isso, gasta muito. Possui grande propensão a se tornar inadimplente ou de ter uma velhice problemática, dependendo de outras pessoas para sobreviver.
O doador, como o próprio nome diz, é aquele que se preocupa mais com os outros do que com si próprio. É daqueles que gasta muito com parentes e amigos. Apesar de apresentarem um lado positivo socialmente falando, são presas fáceis nas mãos de exploradores.
E por último, apresentamos o planejador. Este é o perfil que mais se encaixa, levando-se em conta os conceitos básicos da educação financeira. Vivem o presente de forma consciente, se preparam para um futuro sólido e equilibrado, e, ainda assim, que ao longo da vida, conseguem realizar sonhos sem perder o controle do dinheiro.
É de extrema importância que todas as pessoas busquem conhecer seu atual perfil (já que este poderá sofrer mudanças ao longo da vida, através do conhecimento e até da própria maturidade), pois é baseado neste tipo de teste que muitas empresas atuam na relação consumo x crédito e até mesmo na possibilidade de investimentos.

Por Sandro Mattos - Educador e Terapeuta Financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.