Chegando o Natal as pessoas estão na correria para
comprar presentes e encontrar os melhores preços. Para aproveitar sem
comprometer as finanças e não se sentir lesado posteriormente, é preciso focar
em ações prévias antes de partir para compra.
Pensando nisso, são necessárias ações para economia e
para evitar golpes.
Melhores
preços
Para
o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da
Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), algumas ações simples
podem evitar grandes prejuízos. “è preciso focar nos melhores preços daquilo
que realmente precisa, pesquisando em sites e lojas para ter certeza de que
está fazendo um bom negócio. Agir por impulso, nesse momento, pode prejudicar o
bolso”, explica.
“Fazer compras de forma planejada e consciente é um dos
principais segredos da educação financeira e da arte de poupar. Assim, será
mais difícil se deixar levar por impulsos consumistas ou por apelos
publicitários. Havendo dificuldades com isso, é válido procurar cursos,
palestras e livros sobre educação financeira, que ajudam a mudar o
comportamento com relação ao uso do dinheiro”, complementa Domingos.
Para
quem já se planejou e quer encarar uma maratona de compras é importante
considerar algumas orientações. A principal é que uma dose extra de paciência é
fundamental, pois estresse e a pressa levam ao impulso de adquirir produtos sem pesquisar e pagar mais
caro.
Veja cuidados detalhados pelo presidente da Abefin que
devem ser tomados para economizar ao comprar:
1.
Faça uma lista detalhada de tudo daquilo que pretende
comprar e de quem deseja presentear, considerando principalmente o quanto
pretende gastar com cada item. Esse levantamento ajudará a evitar compras por
impulso.
2.
Não compre se para isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se
for inevitável, tenha certeza de que caberá no orçamento dos próximos meses e
procure fazer um número pequeno de parcelas.
3.
Pesquise entre várias lojas e sites para ter certeza que
conseguirá descontos realmente interessantes.
4.
Observe se a compra não trará custos extras para a
família ou para a pessoa no futuro. Por exemplo, para aproveitar um vídeo game
é preciso comprar jogos e acessórios.
5.
Aproveite a internet como um importante meio de
pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em sites confiáveis, crimes digitais
são cada vez mais comuns.
6.
Se for às compras, use roupas confortáveis, se alimente
bem e tenha paciência. Isso evitará que deseje comprar rapidamente apenas para
acabar com o “martírio”, perdendo assim oportunidades de encontrar o menor
preço.
7.
Se estiver em situação financeira problemática, uma dica
é priorizar as crianças. Será mais fácil explicar para os adultos e jovens o
motivo de não receberem presentes.
8.
Procure, por meio de conversas, saber quais são os reais
desejos das pessoas. Muitas vezes se compra coisas caras, sendo que presentes
baratos seriam muito mais bem-vindos.
Para
fugir dos golpes
O outro lado do período de promoções, infelizmente, são
os golpes aos consumidores. “Hoje se observa um crescente número de reclamações
dos consumidores, que são enganados por falsas promoções, produtos com
problemas e, até mesmo sites que não existe, por isso, todo cuidado é pouco”,
alerta o advogado especialista em direito do consumidor Gilberto Bento Jr., da
Bento Jr. Advogados.
O especialista alerta que é importante que o consumidor
se previna, se atentando aos seus direitos. Lembrando que nas relações de
consumo existe uma série de obrigações do fornecedor para com o consumidor, que
devem ser cumpridas rigorosamente, evitando prejuízos à população, e caso isso
ocorra é passível entrar em contato com órgão de proteção de consumidor ou até
entrar com processos por danos morais.
Essas obrigações, estão no Código de Defesa do
Consumidor (Lei 8.078/90), e engloba vários pontos como a previa advertência
sobre todas as condições que envolvem a aquisição de determinado produto ou
serviço, como, o preço, composição, quantidade, a validade e os riscos que o
produto ou serviço apresenta, entre outras.
“Um ponto muito importante é que é expressamente
proibida a publicidade enganosa ou abusiva por parte dos fornecedores, assim,
se observar o famoso: “tudo pela metade do dobro do preço”, o consumidor pode e
deve reclamar, impedindo a adoção de métodos comerciais desleais, que possam
confundir o consumidor”, explica Bento Jr.
Veja
orientações de Gilberto Bento Jr. para evitar golpes:
Faça pesquisa previa dos preços , estabelecendo os
produtos que pretende comprar e marcando os preços para não correr o risco de
ser pego de surpresa por descontos enganadores. Caso isso ocorra, cabe
denunciar as empresas praticantes e, até mesmo, boicotar no futuro.
Não é por que comprou algo mais barato que esse pode
estar defeituoso, assim é interessante se atentar às obrigações relativas à substituição
ou reparação do produto ou serviço defeituoso, sendo que, caso isso ocorra se
deve exigir a reparação dos danos de qualquer natureza, é necessário que sempre
sejam observados atentamente os prazos decadenciais e prescricionais previstos
no Código de Defesa do Consumidor.
O prazo para reclamar e exigir a reparação dos defeitos
aparentes e de fácil constatação é de trinta dias, caso o produto ou serviço
adquirido seja tido como não durável, ou de noventa dias no caso de durável. Os
prazos têm início a partir da efetiva entrega do produto ou da execução do
serviço. Já quanto aos vícios ocultos, os prazos são os mesmos e têm início a
partir do momento que ficar evidenciado o defeito do produto ou serviço.
Importante é que a reclamação formal deve ser exercida
impreterivelmente nos prazos indicados, sendo que o direito perde valor fora
desses. Já no caso de ação judicial, na busca de reparação dos danos impostos,
o prazo prescricional é de cinco anos, a partir do conhecimento do dano e de
sua autoria.
O código de defesa do consumidor permite, em seu artigo
49, que o consumidor se arrependa da compra que fez em até sete dias corridos.
Assim, sempre que você perceber que fez uma compra que não deveria ter feito,
por qualquer motivo (não é necessário justificar), pode pedir o cancelamento
sem qualquer custo.
Documente, pode ser por e-mail, esse pedido de
desistência. Se ocorrer a cobrança, o consumidor tem direito à devolução do
valor em dobro e uma indenização compensatória. Então consumidor, fique atento,
devemos reivindicar mais qualidade, mais respeito, ou ao menos a reparação e
responsabilidade contra os abusos que sofremos.
Fonte: http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=231746 / Blog DSOP
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