quinta-feira, 17 de junho de 2021

Alfabetização financeira no Brasil e no mundo

 

















Este infográfico demonstrado pela Investidores Brasil mostra que temos, em nosso país, 35% das pessoas educadas financeiramente. 

Vou ser sincero ao citar que os números me surpreenderam, pois imaginava que o índice fosse muito pior, porém, o mapa mostra que é evidente que se trata de um problema mundial.

A educação financeira é importante para a vida das pessoas e para o crescimento do país. Note que os países com as porcentagens mais altas, são, também, os que possuem os melhores resultados do PIB no planeta. 

Infelizmente a ideia de levar esse conhecimento a todos ainda é tratada de forma muito lenta no Brasil. 

A escola básica, que poderia ser o caminho para a formação de gerações mais preparadas neste assunto, ainda não está aplicando os conceitos como deveria. Há anos escuto que as escolas deveriam ensinar conceitos de educação financeira para as crianças, mas, na prática, isso acontece só em algumas escolas privadas ou ainda escolas públicas que são abraçadas por alguma organização ou instituição da sociedade. 

O mercado usa o nome da educação financeira para vender o sonho do dinheiro fácil, e pra piorar, muitos que poderiam usar seu conhecimento para ensinar as pessoas a buscarem primeiro uma vida mais equilibrada, para, só depois passarem a se tornar investidores, entraram nesta mesma onda do "eu sou rico, você também pode ser". 

A ideia não é ruim, pelo contrário, mas é uma opção ilusória quando olhada a curto prazo por aquele está cheio de problemas financeiros, e esta é a situação de boa parte dos brasileiros: "sair do buraco" urgentemente, pois há anos os números que apresentam mais de 60 milhões de inadimplentes no nosso país não caem. 

Vamos estudar pessoal. 

Existe uma quantidade enorme de material aqui no nosso blog, no nosso canal do youtube, nas páginas, sites e perfis de diversos colegas de caminhada dentro da educação financeira. Pode aprender com todo mundo, não tem problema. O importante é você estudar, ter uma orientação, uma direção que te ajude a buscar seus sonhos sem ter complicações lá na frente. 

Todo mundo pode chegar onde quiser, porém, para isso, é preciso dar o primeiro passo e caminhar, com segurança, sem mágica, sem milagres, mas sim, com os pés no chão e dedicação.

Boa sorte!

Paz, luz, saúde e prosperidade a todos! 

Sandro Mattos

Educador e Terapeuta Financeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.