quarta-feira, 26 de maio de 2021

Quase cinco meses do ano vão para o Governo


Não sei se você sabe, mas quase cinco meses do seu trabalho vão para o Governo na forma de impostos e tributos. Pra ser mais exato, de acordo com a pesquisa feita pelo IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, um brasileiro que ganha o salário médio de R$ 1.380,00 precisa trabalhar 149 dias, ou 4 meses e 29 dias para dar conta dessa carga tributária.

Esse é um problema antigo, não é de hoje que os brasileiros sofrem com isso. De acordo com o próprio IBPT, em 1990 eram precisos 109 dias, em 2000 foi para 121 e em 2010 já era preciso 148 dias do seu trabalho apenas para pagar impostos. 

O grande problema é que a população não percebe que isso acontece, porque só lembra daquilo que ela precisa pagar através de guias e boletos, como IPVA, IPTU ou do que é descontado no salário como o IRPF, porém, não podemos esquecer os impostos inseridos nos produtos comprados, que impactam diretamente no valor pago.

Quase 41% da nossa renda é comprometida e desses, quase 23% é sobre consumo. 

Infelizmente não existe uma ação popular mais forte a respeito do assunto. E os governantes vão empurrando com  a barriga.

Vamos ficar de olho pessoal, afinal, se pobre e rico pagam impostos diferentes em relação aos seus rendimentos mensais, o mesmo não podemos falar sobre o imposto inserido no preço do pãozinho, da farinha, do feijão, da energia elétrica e de outras despesas básicas.

Se liga! 

Sandro Mattos - Educador Financeiro    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.