sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Qual é o seu sonho?

Resultado de imagem para sonhosA pergunta colocada no título deste artigo poderia ser feita no plural, porque, na maioria das vezes temos vários sonhos.

Reinaldo Domingos, Phd em educação financeira define SONHO como "o agente motivador que nos mostra o caminho e o verdadeiro sentido da vida e, com ele, nos sentimos empoderados para realizá-lo".

Poderíamos colocar também que o sonho é uma ideia acalentada, algo que aspira, que cria um ideal, pois é um desejo intenso e vivo, um anseio, um almejo, ou seja, é o algo que realmente impulsiona e dá coragem às pessoas a traçarem projetos e metas para atingi-lo.

Tudo que ainda não foi conquistado é um sonho, por isso, não podemos cair no erro de questionar os sonhos de alguém. Se para muitos, um sonho de curto prazo é comprar um novo aparelho de celular, para outros é poder comprar um livro, ou até quem sabe, poder comer uma pizza com a família no final de semana. O poder aquisitivo de cada um influenciará nesta classificação de tempo, mas todos teremos nossos sonhos a serem conquistados em curto, médio ou longo prazos. Pode até demorar, mas é possível.

Outra definição sempre usada por nós, educadores financeiro, é de que "pobre não é quem não tem dinheiro, mas sim, aquele que não tem sonhos". Isso é a mais pura verdade, tanto que, infelizmente, em muitos países cujo IDH (índice de desenvolvimento humano) é considerado bem alto, também é elevado o índice de suicídios, mostrando que ter dinheiro só não basta.

Tenha sonhos e busque, com determinação, realizá-los, porém, nunca deixe de ter responsabilidade sobre seus atos. Aquilo que você faz hoje, repercutirá sobre a sua e sobre a vida de outras pessoas, tanto de forma positiva, como negativa.

Nossas conquistas só serão realmente boas quando é alcançadas com respeito ao próximo e ao planeta, com ética e claro, com controle financeiro.

Quase todos os sonhos custam dinheiro (mesmo que seja algo imaterial), isso é inegável. Assim, podemos afirmar que educação financeira é, sem dúvida, uma das chaves e, talvez, a mais importante, para conseguir realizá-los. Seja a compra de um objeto, uma viagem ou atuar como voluntário numa ONG, pra tudo é preciso ter algo que tenha valor, principalmente dinheiro. Por isso, trace sua meta para não colocar o carro na frente dos bois.

E aí? Vamos parar um minuto para SONHAR?

Depois anote esses sonhos e se estes não forem abstratos, busque saber quanto eles custam e determine em quanto tempo você quer realizá-los.

Essa é a semente a ser plantada. Depois é seguir "regando" para no futuro colher os frutos.

Paz, luz, saúde e prosperidade!

Sandro Mattos
Educador Financeiro
http://prosperidadepessoalefinanciera.com.br

Acesse também http://youtube.com/prosperidadepessoalefinanceira/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.