quarta-feira, 26 de abril de 2017

Novas regras do cartão de crédito. Foi bom ou ruim?

Resultado de imagem para rotativo do cartão de crédito novas regras


No início de abril, o Banco Central informou as novas regras do cartão de crédito, visando, acima de tudo, diminuir a inadimplência do rotativo, que era aquele valor mínimo apresentado no boleto.

Como funcionava:

O boleto do cartão de crédito vinha com seu valor cheio e um campo indicando o valor mínimo a ser pago. Quando a pessoa pagava pagava esse valor mínimo ou qualquer outro abaixo do real do boleto, o banco inseria no próximo mês, não só o valor pendente, mas também os juros, que ultrapassavam 400% ao ano. Se no outro mês você voltasse a pagar o mínimo, isso virava uma bola de neve crescente em exponencial, uma vez que se trata de juros compostos, o famoso, juros sobre juros.

Como são as novas regras:

O boleto virá com seu valor cheio e indicar o valor mínimo a ser pago. Isso não mudou. O que muda é quando o devedor resolve pagar o valor mínimo.
Se antes ele podia pagar todo mês esse saldo menor, agora o rotativo só pode valor nos primeiros 30 dias, ou seja, na segunda fatura, obrigatoriamente, o banco terá que disponibilizar uma opção de parcelamento do saldo devedor, com juros menores do que aquele aplicado no rotativo.

Isso é bom ou ruim?

Se olharmos apenas os valores frios, claro que  isso facilitará aqueles que estiverem em situação de inadimplência, pois os juros cobrados estarão mais próximos daqueles aplicados no cheque especial. Porém, de lembrarmos que estes ainda são juros muito altos, estamos apenas diminuindo o dano financeiro, mas o problema está lá e não deixa de existir.

O que fazer?

Não é preciso falar que o ideal dos ideais é não comprar nada que fuja do seu orçamento mensal.
Porém, se algo saiu da rotina e você não teve como impedir o uso do rotativo, verifique com seu banco se não existe outras opções de crédito mais baratas. Pergunte, porque o banco não vai lhe oferecer, pode acreditar nisso, afinal, como instituição financeira, ele vive de juros e não faria sentido um gerente te oferecer uma opção com juros mais baratos, correto?
Sendo assim, faça sua parte. Evite  gastar mais do que pode e se por acaso teve um problema e acabou usando o rotativo do cartão, fuja dele o quanto antes, de preferência com outras opções de crédito mais baratas.

Boa sorte!
Paz, luz, saúde e prosperidade!

Sandro Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.