Na semana passada Selic caiu e, mais uma vez, no menor patamar da história, 2,25% ao ano.
Um remédio amargo para quem é um pequeno investidor, que, cuidadosamente, coloca seu dinheiro em aplicações baseadas na renda fixa.
E aí você pode estar pensando: "mas vale à pena investir pra ganhar tão pouco?", e eu te respondo: "sim".
Levando-se em conta que um investimento é uma potencialização do seu ato de poupar, temos que buscar sempre uma forma de pelo menos não sofrer o impacto negativo da inflação. Esse é o primeiro passo para o acúmulo de um valor significativo que forme seu "colchão financeiro" ou como preferimos, sua "reserva estratégica".
Os economistas dizem que, com esse índice, os pequenos investidores correm o risco de ter um retorno real próximo a zero (ou até mesmo negativo), quando consideramos a inflação real do ano, porém, o prejuízo sempre é pior quando não se faz essa poupança.
Deixar o dinheiro na conta ou gastá-lo em coisas supérfluas em nada vai ajudá-lo e essa situação criada pela crise da pandemia mostrou bem isso. Várias pessoas perderam seus empregos e muitas outras tiveram seus rendimentos mensais diminuídos por redução de carga de trabalho, fechamento do comércio, etc.
Mesmo ganhando menos do que historicamente os investidores financeiros ganhavam no Brasil (já que em outros lugares do mundo, principalmente nos países desenvolvidos, os rendimentos sempre foram menores), poupar e investir ainda é o caminho mais seguro para quem deseja ter uma reserva financeira que poderá ser usada para a realização de sonhos ou até mesmo, para um socorro emergencial.
E para se proteger, é sempre bom lembrar que não se deve colocar todos os ovos numa mesma cesta. Diversifique.
Paz, luz, saúde e prosperidade!
Sandro Mattos - Educador Financeiro
terça-feira, 23 de junho de 2020
quarta-feira, 17 de junho de 2020
Reabertura do comércio e a saúde do seu bolso.
https://prosperidadepessoalefinanceir... https://facebook.com/prosperidadepess...
terça-feira, 2 de junho de 2020
Assinar:
Postagens (Atom)