sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Nova queda da Selic. Onde investir?

O Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu, novamente, a taxa da Selic (taxa básica de juros  que regulamenta praticamente todo o sistema financeiro do país) na última quinta-feira.
Agora a mesma está em 7,5% ao ano.

O que isso impacta nos investimentos, especialmente os de renda fixa?

A maioria dos investimentos de renda fixa são atrelados à taxa da Selic (Poupança, Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, Fundos de investimento...).

Com excessão da poupança, os demais terão uma diminuição da lucratividade, justamente porque a taxa caiu, porém, estes continuam ainda valendo à pena, em relação à Caderneta de Poupança, que, pela regra vigente desde 2012, toda vez que a Selic cair abaixo dos 85%, pagará 70% do percentual.

Procure investimentos que te paguem pelo menos 92% do CDI, que é muito próximo à Selic. Existem instituições que pagam, dependendo da relação  "valor x tempo", taxas que chegam a até 115% do CDI. 

Fique ligado(a), pois novas quedas estão previstas ainda neste ano!

Independente da situação, o importante é manter o costume de ter sempre parte do seu rendimento poupado e investido.

Boa sorte!

Sandro Mattos 
Educador Financeiro

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Porque muitas empresas quebram?

Novo vídeo do canal Prosperidade Pessoal e Financeira 

"Porque muitas empresas quebram?" - por Sandro Mattos

Assista, compartilhe, se inscreva no canal e clique no sininho para receber as notificaçõe de novos vídeos

Infográfico que mostra a importância da educação financeira nas empresas


Meus amigos empreendedores e gestores de Recursos Humanos de empresas, assistam esse infográfico da importância da educação financeira para colaboradores nas empresas!
E sua empresa ainda não investe em programas de educação financeira? E sua aposentadoria como está sendo construída? 
E os inadimplentes como ajuda-los? 
Vale a pena assistir e compartilhar! 

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Inadimplência do consumidor cai 7,1% em setembro ante agosto

Em relação a igual mês de 2016, a retração foi de 12,1%, segundo a Boa Vista SCPC

Resultado de imagem para inadimplência queda


Thaís Barcellos, do Estadão Conteúdo

São Paulo – A inadimplência do consumidor caiu 7,1% em setembro na comparação com agosto na série com ajuste sazonal, informou a Boa Vista SCPC nesta quinta-feira, dia 5. Em relação a igual mês de 2016, a retração foi de 12,1%. O indicador também apresenta recuo no acumulado do ano (-2%) e em 12 meses (-2,6%).
Na divisão por regiões, na margem, a maior queda na inadimplência do consumidor foi registrada no Sudeste, de 7,5%. O Nordeste mostrou redução de 6,9%, o Centro-Oeste, de 6,7%, enquanto no Sul, o recuo foi de 6,2% e, no Norte, de 6%.
A Boa Vista SCPC argumenta que a crise econômica inibiu o consumo e, consequentemente, a inadimplência do consumidor. Assim, a empresa projeta que o estoque de inadimplência deve ficar estável neste ano. 
“Mantendo a perspectiva de pequeno crescimento da economia e da renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias”, explica em nota.
Fonte: Exame - 05/10/17